14 de outubro de 2013

A Copa do Mundo e as viagens pelo Brasil

Não costumo escrever post’s no estilo desabafo, mas acho que esse é um bom momento para sair o primeiro deles.

Hoje saiu uma notícia na Folhasobre o que muitos já imaginavam que iriam acontecer com o Brasil em relação à Copa do Mundo de 2014, mas talvez não se esperasse nessa proporção: aumento dos preços de passagens internas. Eu complementaria dizendo que tudo em relação a turismo, provavelmente, irá aumentar no período da Copa: vôos, hospedagem, alimentação, atrações turísticas.

Fiquei muito desapontada com essa notícia porque o ano de 2013 foi um ano de viagens internas para nós. Só este ano fizemos: Ilha Grande(RJ), Curitiba(PR), Morro de São Paulo (BA) e faremos Natal e Pipa (RN) em dezembro. Nós gostamos de viajar pelo Brasil, achamos que o nosso país tem muitos lugares incríveis. Só que isso não saí nem um pouco barato, até porque, no nosso caso, só podemos viajar em alta temporada.

É muito triste ter vontade conhecer o seu país e acabar escolhendo outros apenas porque não há responsabilidade por parte de quem deveria fiscalizar situações como essas.


Como eu já imagina que 2014 ia ser um ano de alta para o turismo brasileiro, então, já tínhamos programado viagens para fora. É um jeito de nós, viciados em viagens, não deixarmos de fazer o que gostamos. Mas não acho que seja o certo. Nem para nós, nem para os estrangeiros que desejam vivenciar o momento da Copa do Mundo e também conhecer um pouco do nosso país. E eu digo isso em relação a todos os campos do turismo. Afinal, ser abordado por um vendedor na praia oferecendo um souvenirpor um preço e pechinchar ao ponto de conseguir uns 80% de desconto também não me parece ser uma boa imagem pro turismo. 

Espero, sinceramente, que isso não ocorra; que a área turística saiba aproveitar todos os investimentos feitos com o Copa e saiba trazer os turistas e não espantá-los. Até porque com esse ano de viagens internas só vez com que a nossa vontade de conhecer o nosso país crescesse ainda mais.

PROTESTO DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

Os blogueiros de viagem da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem), resolveram organizar um protesto online, gerando um “twitaço e Facebookaço” usando a hastag #CopaAbusiva e para mostrar nossa indignação com esses preços abusivos de passagens aéreas e também de outras tarifas como hospedagem, alimentação e entretenimento que com certeza vão aumentar sem justificativa plausível.

Temos o maior orgulho de divulgar nosso país e seus encantos, mostrando nossa experiência explorando tudo o que os destinos têm para oferecer, mas nosso esforço terá sido em vão se os viajantes não puderem explorar o turismo doméstico. Se as práticas abusivas não pararem, se não pudermos oferecer condições para viagens nacionais, com certeza vamos perder muitos viajantes brasileiros e podemos perder inclusive viajantes internacionais! E o “legado” desses eventos começa a se perder já na área do turismo, uma das que deveria receber mais incentivo logo de início!

E você? O que você acha desses preços abusivos? Pretende viajar pelo país mesmo com esses preços ou está fazendo planos para viajar para o exterior?

Se você também está indignado, use suas redes sociais e utilize a hastag #CopaAbusiva para protestar junto com a gente!


Está planejando a sua vigem? Reserve aqui o seu hotel sem taxas extras e ajude esse blog a se manter.

0 comentários :

Postar um comentário Faça um blogueiro feliz! Deixe-nos um cometário.